sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Oficinas Descrição Arquivística e Digitalização de Documentos Permanentes


INSCRIÇÕES ABERTAS!



Data: 20 e  21 de fevereiro de 2019 (quarta-feira e quinta-feira).



Horário: das 09:00 às 16:00

Local: Arquivo Público do Estado do Espírito Santo

Rua Sete de Setembro, 414, Centro, Vitória, ES

Vagas: 30.


INSTRUTORES:

Alex de Holanda. Arquivista no Arquivo Nacional. Graduado em Arquivologia (Unirio) com especializações em Gestão da Informação e Inteligência Competitiva (Unesa) e Preservação do Patrimônio Cultural (Fiocruz) e mestre em Memória Social (Unirio).

André Malverdes. Professor do departamento de Arquivologia da UFES. Doutorado em Ciência da Informação. Bacharel em Arquivologia e História. Membro da da Câmara Técnica dos Documentos Audivisuais, Iconográficos, Sonoros e Musicais (CONARQ).


OBJETIVOS:

 Oficina Digitalização de Documentos Permanentes: Este curso tem como finalidade orientar profissionais que atuam em instituições de acervo sobre a digitalização de acervos, desde o preparo dos documentos até a preservação digital em repositórios digitais.

 Oficina Descrição de Documentos Arquivísticos:  Analisar a descrição arquivística como função de pesquisa e o processo de normalização. A descrição arquivística e a NOBRADE na organização de acervos arquivísticos.


INSCRIÇÕES  E INFORMAÇÕES:

 - As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo formulário disponível no site da AARQES, até 48 horas antes de cada oficina. Será concedido certificado de participação para todas as atividades no total de carga horária de 12 (doze) horas. Para realizar a inscrição acesse o formulário on line clicando AQUI.

 – As oficinas estão sujeitas a lotação de acordo com o número de vagas estabelecido conforme o espaço destinado a cada atividade.

 _ Em caso da demanda maior que o número de vagas a distribuição ocorrerá da seguinte forma:

 Profissionais envolvidos em contemplado Edital 013/2018 inventário, conservação e reprodução de acervos: 10 vagas.

 Profissionais de Arquivos, Museus, Bibliotecas e Afins: 10 vagas.

 Comunidade em geral interessada na temática: 10 vagas.

 Total de vagas: 30 (trinta).


 - Caso sua pré-inscrição seja confirmada, o participante deverá contribuir com uma lata de leite em pó.

 - A entrega da lata de leite em pó deverá ser realizada no local do evento, no primeiro dia (20/02/2019).
  
- As latas de leite em pó arrecadadas serão doadas para a Casa Sagrada Família (CASF) que atende crianças e famílias portadoras do vírus HIV/Aids.

 – O email de confirmação da vaga será enviado até 48h antes do evento.

 - Serão emitidos certificados a todos os inscritos que cumprirem pelo menos 75% da carga horária.

 - Os certificados serão encaminhados para o e-mail do participante ao final do evento.

 – Caso não receba nenhum email de “confirmação de vaga” entre em contato conosco pelo e-mail malverdes@gmail.com ou pelo telefone (27) 9 9913-2761 (André).


  INCLUSOS:

·         Certificado digital de participação.

·         Cópia PDF dos slides usados.

·         Acesso ao material eletrônico usado para apoio no treinamento.